Nokia 7 Plus: smartphone intermediário premium
Por Wellington Arruda |

Durante o MWC 2018, a Nokia também trouxe novidades interessantes para o mercado de smartphones. O mais simples dele, o Nokia 1, roda Android Go e é uma alternativa mais básica, mas os aparelhos também chegam nos tops de linha como no caso do Nokia 8 Sirocco.
No meio das opções, aparece o Nokia 7 Plus como opção para o mercado intermediário premium. O design bonito, tela gigante e hardware bacana devem chegar ao mercado no mês de abril com preço estipulado em € 399, e a empresa já anunciou que uma versão Dual-SIM também será lançada.
O tamanho um tanto quanto grande do Nokia 7 Plus talvez não seja um problema. Ele conta com um display de 6 polegadas de resolução 2160 x 1080 pixels e, é claro, adota um formato mais esticado para abrigar mais tela no corpo do celular. Aliás, o design meio curvo também faz com que ele se encaixe muito bem na mão, diga-se de passagem.
A fabricante trouxe duas cores para o 7 Plus: branco e preto, mas com detalhes na câmera, no logotipo, botões e leitor biométrico num tom meio cobre. Na versão branca, esses detalhes se destacam um pouco mais e dão um tom bem legal no design.
Mas nas câmeras o Nokia 7 Plus também aparenta mandar muito bem. Na traseira, a primeira câmera de 12 MP tem abertura f/1.7, já a segunda tem 13 MP com abertura f/2.6 e dá aquele zoom de 2x para se aproximar dos objetos com mais facilidade.
A frontal dele tem 5 MP, e é bom notar que todas as câmeras são equipadas com tecnologia Zeiss. Ali, no pouco tempo que tivemos com o celular da Nokia, o desempenho das câmeras parece ser satisfatório o suficiente, mas quem sabe num teste mais aprofundado a gente não conheça melhor estes sensores?
O valor, convertendo direto do euro para o real, fica próximo dos R$ 1.600 (livre de impostos), e imaginando um cenário com este aparelho sendo vendido aqui no Brasil, o seu preço não seria o mais atraente.
O que os usuários levam para casa, além dos recursos que nós já citamos, é o Android 8.0 Oreo, e devemos lembrá-los que ele também faz parte da iniciativa Android One. Para quem não está tão familiarizado, o termo engloba dispositivos com versões mais limpas do sistema, ou o famigerado Android Puro.
No hardware, o Nokia 7 Plus é alimentado por um Snapdragon 660, 4 GB de RAM e 64 GB de memória. O aparelho ainda tem bateria de 3.800 mAh e a fabricante promete autonomia estendida para até dois dias de uso.