Publicidade

SteamOS x Windows: a batalha pelo melhor desempenho em jogos

Por André Leonardo | 

Compartilhe:
SteamOS x Windows: a batalha pelo melhor desempenho em jogos

O SteamOS, sistema da Valve baseado em Linux, surge como uma alternativa eficiente ao Windows, especialmente em dispositivos como o Steam Deck. Mas será que funciona bem também no PC gamer tradicional? A resposta não é simples.

Seu maior diferencial é o Proton, camada de compatibilidade que roda jogos de Windows em Linux. Combinado à estrutura leve do sistema, entrega bom desempenho em títulos com suporte à API Vulkan. Por outro lado, jogos que usam DirectX podem sofrer perda de performance pela conversão.

O maior obstáculo ainda é a incompatibilidade com sistemas anti-cheat, o que bloqueia vários jogos multiplayer populares. Também não existe instalador oficial do SteamOS 3 para qualquer PC, o que limita seu uso fora do Steam Deck.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Apesar das limitações, o SteamOS é um passo estratégico da Valve para reduzir a dependência do Windows e construir seu próprio ecossistema de jogos.

Adriano Fonte fala sobre a estratégia da Valve e explica como SteamOS exibe bom desempenho em jogos, mas tem limitações em títulos com DirectX, anti-cheat e ainda não substitui o Windows.

Os vídeos do Canaltech são publicados de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, sábado, a partir das 14h, e domingo, a partir das 12h.

Entre nas redes sociais do Canaltech buscando por @Canaltech em todas elas.

Se inscreva no nosso canal do WhatsApp para ficar sempre bem informado.

Entre também no Canaltech Ofertas.

Leia mais no Canaltech

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*