SteamOS x Windows: a batalha pelo melhor desempenho em jogos
Por André Leonardo |

O SteamOS, sistema da Valve baseado em Linux, surge como uma alternativa eficiente ao Windows, especialmente em dispositivos como o Steam Deck. Mas será que funciona bem também no PC gamer tradicional? A resposta não é simples.
Seu maior diferencial é o Proton, camada de compatibilidade que roda jogos de Windows em Linux. Combinado à estrutura leve do sistema, entrega bom desempenho em títulos com suporte à API Vulkan. Por outro lado, jogos que usam DirectX podem sofrer perda de performance pela conversão.
O maior obstáculo ainda é a incompatibilidade com sistemas anti-cheat, o que bloqueia vários jogos multiplayer populares. Também não existe instalador oficial do SteamOS 3 para qualquer PC, o que limita seu uso fora do Steam Deck.
Apesar das limitações, o SteamOS é um passo estratégico da Valve para reduzir a dependência do Windows e construir seu próprio ecossistema de jogos.
Adriano Fonte fala sobre a estratégia da Valve e explica como SteamOS exibe bom desempenho em jogos, mas tem limitações em títulos com DirectX, anti-cheat e ainda não substitui o Windows.
Os vídeos do Canaltech são publicados de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, sábado, a partir das 14h, e domingo, a partir das 12h.
Entre nas redes sociais do Canaltech buscando por @Canaltech em todas elas.
Se inscreva no nosso canal do WhatsApp para ficar sempre bem informado.
Entre também no Canaltech Ofertas.