Processo contra o Google por monopólio: qual o futuro do Android e do Chrome?
Por Elisa Fontes |
O Google enfrenta uma ação judicial em que é acusado de monopólio ilegal no mercado das buscas. O Departamento de Justiça (DOJ) dos EUA enviou recomendações ao juiz federal Amit Mehta, responsável pelo caso, para pressionar a Big Tech a vender o navegador Chrome, segundo o site Bloomberg. Diante desse cenário, o Canaltech explica qual serão os possíveis impactos dessa decisão até mesmo para o Android.
O processo está em andamento desde setembro de 2023 e foi aberto pelo próprio DOJ. Em agosto de 2024, o juiz Amit Mehta determinou que a empresa violou leis antitruste ao manter seu domínio por meio de acordos financeiros e de distribuição exclusivos com fabricantes de dispositivos como Apple e Samsung.
O juiz fez recomendações para o Google como a venda de divisões internas, o fim dos acordos de exclusividade e a criação de mais telas de escolha para os usuários. Apesar de uma decisão final sobre o caso só deva sair em 2025, o caso já está no centro dos debates sobre regulação e o futuro das gigantes da tecnologia.
Adriano Ponte explica o processo contra a Big Tech, relembra o histórico de decisões sobre monopólio e aplicação das leis antitruste e comenta quais seriam as possíveis consequências para o Chrome e o Android.
Os vídeos do Canaltech são publicados de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, sábado, a partir das 14h, e domingo, a partir das 12h.
Entre nas redes sociais do Canaltech buscando por @Canaltech em todas elas.
Se inscreva no nosso canal do WhatsApp para ficar sempre bem informado.
Entre também no Canaltech Ofertas.