Por que o iOS teria lojas alternativas à App Store na União Europeia
Por André Leonardo |

A União Europeia, por meio da Lei de Mercados Digitais (DMA), pressiona a Apple a abrir seu ecossistema fechado, conhecido como "jardim murado", para aumentar a interoperabilidade e a concorrência.
As mudanças exigidas incluem o uso de lojas de aplicativos de terceiros, sideloading e acesso a recursos do iOS, como conectividade NFC e Wi-Fi peer-to-peer.
As medidas visam reduzir práticas consideradas anticompetitivas, mas levantam preocupações sobre segurança cibernética e privacidade, já que o controle da Apple sobre seu sistema tem sido um dos principais mecanismos de proteção contra ameaças digitais.
Apesar das críticas da Apple, que afirma que as regras podem prejudicar a inovação e a experiência do usuário, a Comissão Europeia mantém sua posição.
As novas exigências também obrigam a Apple a permitir que desenvolvedores direcionem usuários para ofertas fora da App Store e usem sistemas alternativos de pagamento. A iniciativa busca equilibrar o mercado digital, oferecendo mais acesso aos consumidores e espaço para concorrentes menores.
Adriano Ponte explica o que é o sideload, mostra como baixar arquivos fora da Play Store e a importância de ter lojas diferentes em um sistema.
Os vídeos do Canaltech são publicados de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, sábado, a partir das 14h, e domingo, a partir das 12h.
Entre nas redes sociais do Canaltech buscando por @Canaltech em todas elas.
Se inscreva no nosso canal do WhatsApp para ficar sempre bem informado.
Entre também no Canaltech Ofertas.