Pagar com PIX pelo NFC do celular é seguro? Entenda como funciona
Por Elisa Fontes |
Em 2025, o Pix deverá ganhar uma nova funcionalidade que se aproxima dos cartões com NFC: o pagamento por aproximação. Essa tecnologia permite que os consumidores façam pagamentos sem digitar ou copiar e colar uma chave ou ler um QR Code. Mas, será que é segura? O Canaltech explica como funciona o Pix por aproximação.
A nova alternativa é uma tendência do mundo financeiro e já é testada por alguns bancos como programa piloto e com aval do Banco Central. Por enquanto, o recurso somente foi lançado para clientes da carteira digital do Google.
O processo de pagamento, que envolve desbloquear o celular, abrir o aplicativo do banco, autenticar, acessar a área do Pix e preencher os dados, deverá ser bem encurtado com essa funcionalidade. Com apenas alguns toques, você poderá pagar usando o NFC do seu celular, tornando o processo muito mais ágil.
Para isso, o usuário precisará cadastrar seu celular em carteiras digitais ou usar o próprio aplicativo do banco. Essa facilidade, no entanto, só será permitida em celulares que estão conectados à internet. Segundo o Banco Central, já há o desenvolvimento de tecnologias para que o Pix também funcione offline.
Pedro Cipoli conta detalhes do Pix por aproximação, explica a tecnologia por trás da nova funcionalidade e diz se é seguro utilizá-la para fazer os pagamentos.
Os vídeos do Canaltech são publicados de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, sábado, a partir das 14h, e domingo, a partir das 12h.
Entre nas redes sociais do Canaltech buscando por @Canaltech em todas elas.
Se inscreva no nosso canal do WhatsApp para ficar sempre bem informado.
Entre também no Canaltech Ofertas.