Modem 56k é pior do que está DENTRO do seu CELULAR
Por André Leonardo |
A internet discada foi uma tecnologia pioneira que permitiu o acesso à rede mundial de computadores através de linhas telefônicas convencionais. Utilizando um modem para converter os sinais digitais em analógicos, essa conexão estabelecia uma ligação telefônica com o provedor de internet, ocupando a linha durante o uso.
Diferentemente das conexões modernas, a internet discada tinha velocidade limitada, geralmente até 56 kbps, e sua tarifação era baseada em pulsos telefônicos.
Para economizar, muitos usuários aproveitavam horários noturnos e fins de semana, quando a cobrança era reduzida a um único pulso. Com o advento de tecnologias mais rápidas como ADSL e fibra óptica, que não ocupam a linha telefônica, a internet discada tornou-se obsoleta, embora ainda seja utilizada em algumas áreas rurais isoladas.
Adriano Ponte fala sobre os tempos saudosos (ou nem tanto) da internet discada, as dificuldades de conexão e aparelhos antigos como os modems de 56k.
Os vídeos do Canaltech são publicados de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, sábado, a partir das 14h, e domingo, a partir das 12h.
Entre nas redes sociais do Canaltech buscando por @Canaltech em todas elas.
Se inscreva no nosso canal do WhatsApp para ficar sempre bem informado.
Entre também no Canaltech Ofertas.