Entenda para que serve cada uma das lentes na câmera de seu smartphone
Por André Leonardo |

A fotografia em smartphones evoluiu muito, deixando de ser apenas uma forma de registrar imagens para se tornar um sistema complexo de lentes e sensores.
- Celular com câmera boa: 5 modelos até R$ 3 mil que tiram fotos bonitas
- Celular com câmera boa: 5 modelos até R$ 2 mil que tiram boas fotos
Hoje, usamos câmeras com lente principal (grande-angular), ultra-angular para paisagens, teleobjetiva para zoom óptico e, em modelos mais completos, lente periscópica para longas distâncias e macro para capturar detalhes próximos.
Cada lente tem um papel específico e trabalha com sensores maiores e mais sensíveis, capazes de aproveitar melhor a luz e os detalhes da cena. Esse conjunto óptico ganha ainda mais força com o processamento computacional.
O processador de sinal de imagem (ISP) transforma os dados do sensor em fotos finais, cuidando de ajustes como redução de ruído e balanço de branco.
A inteligência artificial contribui com reconhecimento de cena, aprimoramento de HDR, modo retrato com desfoque e zoom digital mais eficiente. Tecnologias emergentes, como lentes líquidas e aberturas variáveis, apontam para um futuro com ainda mais controle e qualidade nas fotos tiradas com o celular.
Adriano Ponte explica como câmeras de celulares evoluíram com lentes diversas, IA e o processamento de imagem ampliam controle e qualidade nas fotos.
Os vídeos do Canaltech são publicados de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, sábado, a partir das 14h, e domingo, a partir das 12h.
Entre nas redes sociais do Canaltech buscando por @Canaltech em todas elas.
Se inscreva no nosso canal do WhatsApp para ficar sempre bem informado.
Entre também no Canaltech Ofertas.