Como o GibberLink está mudando a comunicação entre máquinas
Por André Leonardo |

O GibberLink é um protocolo de comunicação entre inteligências artificiais que substitui a linguagem humana por um sistema sonoro otimizado para máquinas. Criado por Boris Starkov e Anton Pidkuiko, ele transmite dados estruturados por meio de ondas sonoras moduladas, eliminando ambiguidades comuns na linguagem natural.
Inspirado nos modems dial-up, que também usavam sons para enviar informações, o GibberLink prioriza eficiência e autonomia em interações entre IAs. Seu uso é promissor em áreas como logística, segurança cibernética e automação industrial, onde precisão e velocidade são essenciais.
Embora otimize processos e reduza erros, a comunicação entre máquinas levanta preocupações sobre ética e transparência, já que os humanos não conseguem compreender essas trocas.
Adriano Ponte explica o que é GibberLink, linguagem que usa sons para comunicação entre IAs, otimizando processos, mas levanta questões sobre ética e transparência para humanos.
Os vídeos do Canaltech são publicados de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, sábado, a partir das 14h, e domingo, a partir das 12h.
Entre nas redes sociais do Canaltech buscando por @Canaltech em todas elas.
Se inscreva no nosso canal do WhatsApp para ficar sempre bem informado.
Entre também no Canaltech Ofertas.