Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Switch 2 | Tudo o que sabemos sobre o próximo console da Nintendo

Por| Editado por Durval Ramos | 08 de Maio de 2024 às 13h40

Link copiado!

Reprodução/Nintendo
Reprodução/Nintendo

Há sete anos no mercado, o Switch já não deixa dúvidas do sucesso que se tornou. Com mais de 141,3 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, ele já é o segundo console mais vendido da história da Nintendo, superando o Wii e o Game Boy, ficando atrás apenas do DS e quase ultrapassando o PlayStation 2. Por isso mesmo, é mais do que óbvio que as especulações sobre seu sucessor comecem a ganhar forma — ainda mais depois de a própria empresa prometer um anúncio ainda para este ano fiscal, ou seja, até março de 2025.

E não apenas por causa da sua trajetória bem-sucedida. Mais do que isso, os rumores sobre o próximo sistema da Big N se tornaram mais e mais recorrentes, com alguns boatos e informações surgindo aqui e ali. Tudo de maneira não oficial, é claro, já que a Nintendo sempre foi conhecida por não falar muito. Só que a gente também sabe que onde há fumaça, há fogo e o quebra-cabeças da nova geração da empresa começa a se desenhar.

Continua após a publicidade

É em meio a essas especulações e falas da própria companhia que novos detalhes trazidos por diversos sites, como o Video Game Chronicle, surgem para alimentar as teorias sobre um Switch 2. Segundo a página, kits de desenvolvimento do novo console já estão nas mãos do que chama de parceiros-chaves da Nintendo e que é a partir desses modelos é que as primeiras descrições mais concretas surgiram.

Switch 2 ainda é um híbrido

Não que alguém duvidasse disso depois do sucesso do console atual, mas o VGC confirma a suspeita de que o novo sistema da Nintendo será novamente um híbrido, ou seja, podendo ser jogado tanto em uma TV ou no modo portátil. Essa versatilidade é apontada como um dos pontos centrais da ótima aceitação do Switch e faz todo o sentido a Big N apostar nisso em seu sucessor.

Continua após a publicidade

Por isso mesmo, o apelido dado pela comunidade vem sendo o óbvio Switch 2, já que não há qualquer nome provisório de conhecimento público até agora. Isso quer dizer que essa vai ser a escolha da empresa? Difícil dizer, embora a Nintendo não tenha o costume de numerar seus sistemas ao longo das gerações, optando por nomes (quase sempre) mais criativos.

De qualquer forma, o VGC aponta que a principal prova de que o Switch 2 vai ser mesmo híbrido é que a fabricante japonesa teria batido o martelo até mesmo no tipo de tela que seria integrada ao console. No caso, a companhia teria optado por lançar o sistema com um display de LCD por ser um componente mais barato do que o OLED, que oferece imagens muito melhores, mas que iria elevar o preço final ao consumidor de forma considerável.

Assim, a Nintendo teria preferido em uma tela mais simples e modesta justamente para oferecer um melhor custo-benefício, potencializando as vendas iniciais. Assim, não é nenhuma loucura imaginar uma revisão do console anos depois para trazer a versão OLED, exatamente como aconteceu com o Switch.

Continua após a publicidade

Em abril de 2024, o leaker Connor (@OreXda no X, antigo Twitter), comentou que a Nintendo já teria fechado contratos com fabricantes de componentes para a fabricação do sucessor do Switch, entre eles a Samsung, que forneceria telas OLED para uma das versões do novo console.

Se a Big N estiver mirando na mesma faixa entre US$ 200 e US$ 300 de seus últimos consoles, algumas concessões precisam ser feitas, mas a ideia de uma versão um pouco mais cara, mas com uma tela de qualidade superior, foi aplicada no Switch e deu certo para a Nintendo.

Esse relatos, inclusive, vão ao encontro daquilo que a Sharp comentou no início de maio. A fabricante de telas deixou escapar à época que estaria trabalhando em um display LCD para o novo console da Nintendo e muita gente viu a fala como equivocada por causa da tecnologia envolvida. Agora, porém, as coisas passam a fazer mais sentido.

Continua após a publicidade

Ainda com cartuchos

Outro detalhe que torna o sucessor do Switch muito semelhante ao console atual é o fato de que, de acordo com essa descrição feita a partir dos kits de desenvolvimento, ele trará um slot para o uso de cartuchos.

Esse é um detalhe interessante não só pela insistência da fabricante no formato, mas por abrir dúvidas sobre uma eventual existência de retrocompatibilidade. A biblioteca de jogos do Switch é uma das mais vastas e variadas que a empresa já teve e seria muito interessante ter a possibilidade de levar todos esses títulos para um novo console. Já pensou jogar The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom no novo hardware?

Em abril de 2024, um vazamento na rede social chinesa Bilibili revelou que o sucessor do Switch teria um novo leitor proprietário de cartuchos. Esse leitor teria compatibilidade com os cartuchos do Switch atual, o que confirmaria essa retrocompatibilidade, mas que as "fitas" do novo console seriam diferentes e exclusivas para ele.

Continua após a publicidade

A Nintendo já trabalhou anteriormente com retrocompatibilidade, sendo capaz de rodar jogos de Gamecube no Wii e portáteis, com jogos de gerações anteriores do Game Boy funcionando nos slots de versões novas sem nenhum problema.

Por outro lado, o site fala muito pouco sobre questões técnicas e quase não traz nenhum detalhe sobre o que podemos esperar dos componentes e do poder de fogo do Switch 2. Há muita especulação sobre a Nintendo finalmente entrar no mundo do 4K e de oferecer uma qualidade gráfica mais consistente para seus jogos — algo que foi muito debatido durante o lançamento do último Zelda, por exemplo.

De acordo com o youtuber "Moore's Law is Dead", fontes internas da NVIDIA apresentaram informações sobre o hardware do novo Switch em março de 2024, revelando que o console deve ter um desempenho que fica "entre gerações. Segundo o rumor, o console poderia apresentar um desempenho similar ao do PS4 Pro e próximo ao do Xbox Series S quando funcionando no dock. Isso já deixaria a Nintendo com um pouco mais de respiro e com possibilidade de trazer uma variedade maior de jogos para a biblioteca do console.

Continua após a publicidade

Ainda não se sabe qual será a resolução dos jogos do sucessor do Switch, com alguns rumores apontando para Full HD em modo portátil e 4K quando conectado ao dock.

Quando o Switch 2 deve ser lançado?

A data de lançamento é outra questão que há tempos vem tirando o sono dos fãs e fazendo o pessoal teorizar. O primeiro Switch foi lançado em março de 2017 e, por isso, a cada seis meses, um rumor tentava adivinhar quando a Nintendo se pronunciaria sobre o sucessor do console, o que aconteceu do jeito mais aleatório e inesperado possível.

Continua após a publicidade

Ao anunciar os resultados financeiros da empresa no último ano fiscal, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, falou de maneira aberta sobre o novo console, em um comunicado que foi compartilhado na conta oficial da companhia no X.

"Aqui é Furukawa, presidente da Nintendo. Nós faremos um anúncio sobre o sucessor do Nintendo Switch dentro deste ano fiscal. Já faz mais de nove anos desde que nós anunciamos a existência do Nintendo Switch, em março de 2015. Nós faremos um Nintendo Direct em junho sobre jogos do Nintendo Switch que serão lançados no segundo semestre de 2024, mas por favor, estejam cientes que não haverá qualquer menção ao sucessod do Nintendo Switch nessa apresentação".

Assim, como quem não quer nada, como um imenso "vem aí!", o presidente da Nintendo confirmou um Nintendo Direct especial com novos jogos para o Switch em junho, e que o anúncio do "Switch 2" deve acontecer até março de 2025.

Na apresentação dos resultados da empresa, a Nintendo revelou que vendeu 141,32 milhões de Switch desde o seu lançamento, em março de 2017, com a expectativa de vender mais 13,5 milhões até o final desse ano fiscal. Isso pode deixar o console da Nintendo mais próximo da marca do console mais vendido de todos os tempos, superando o PlayStation 2 e Nintendo DS.